Nosso propósito
Trazer a cultura da mediação para as organizações
Por mais que queiramos evitar e, até mesmo, negar sua existência, os conflitos são inerentes à convivência humana, especialmente em relações baseadas no trabalho.
Uma gestão consciente e humanizada é cada vez mais necessária para aproximar os colaboradores dos objetivos e propósitos das organizações (e vice versa), permitindo o desenvolvimento das potencialidades individuais e o alcance dos resultados do negócio.
Cuidando das relações, a cultura da mediação se tornou uma ferramenta importante para evitar crises, desbloquear situações difíceis e provocar transformações positivas no longo prazo.
Quando chamar a Parole
Sempre que as tensões impedem de trabalhar de forma eficaz em um clima de confiança e cooperação, a mediação é uma forma eficaz de resolver as causas da disfunção no relacionamento.
Veja alguns exemplos:
Assuntos Societários e Contratuais
Ex: Elaboração de políticas organizacionais.
Mudanças Estruturais
Ex: Governança familiar e sucessões ou novas colaborações.
Assuntos Estratégicos
Ex: Visões da empresa entre sócios. Divisão de tarefas e papéis.
Comunicação Difícil
Ex: Diálogo conturbado dentro de uma equipe, entre sócios e/ou setores.
Questões Identitárias
Ex: Conflitos de valores geracionais dentro de uma mesma equipe.
Clima Pesado
Ex: Tabus e hostilidades contaminam a produtividade e o bem estar das equipes.
O que fazemos
Mediação
Você tem um conflito latente ou instaurado?
Vários formatos são possíveis, adaptáveis de acordo com a situação. Consulta individual, facilitação de conversa difícil, mediação coletiva etc.
Capacitação
Você está procurando reduzir ou prevenir conflitos futuros?
Capacitação na cultura de mediação com treinamentos para equipes e líderes.
Mediação Interpessoal
Facilitação do diálogo entre as partes que visam resolver conflitos e transformar relacionamentos. Embora cada situação seja única, abaixo estão as etapas típicas de uma mediaçāo:
- Relato das histórias/ Narrativas geradoras de insights.
- Diagnóstico- Definição de pauta e formulação dos pedidos.
- Negociação da pauta com ampliação de alternativas.
- Fechamento – Elaboração de termo de compromissos.
Mediação Intrapessoal
Se, por motivos diversos, o encontro não puder ser realizado com a outra parte, oferecemos mediação intra-pessoal/individual para ajudar a:
- Se distanciar do problema, entender melhor sua questão e o que esta realmente em jogo.
- Pensar sobre as diferentes soluções e re-enquadrar sua visão e atitudes em relação a situação.
- Tornar-se um agente de mudança.
Mediação Sistêmica
Enxergamos a empresa como um sistema onde contexto, estrutura, cultura e comportamentos individuais se chocam constantemente na busca de equilíbrio.
Através de uma imersāo na organização, elaboramos um mapeamento de mediações e sugerimos um programa de capacitação coletiva adaptada; sempre com o objetivo de aprimorar e sustentar uma cultura pacífica e produtiva no local de trabalho.
Comunicação Assertiva e Não Violenta
Saber se comunicar de forma assertiva e clara aumenta as chances de conseguir o suporte e compreensão que precisamos.
Saber escutar de forma empática contribui para relações mais saudáveis e colaborativas. Este modulo é um convite para desenvolvermos a expressão autêntica e empática, uma nova forma de se comunicar que pode transformar as relações tanto no trabalho como na vida pessoal.
Ferramentas de Mediação
Treinando o mediador dentro de cada um, transformando conflitos em oportunidades; este módulo busca fornecer ferramentas da mediação, incentivando as pessoas a prática de conversas e diálogos em situações conflitantes ou sensíveis.
Quando toda a equipe é treinada em técnicas de resolução de conflitos, a cultura da empresa se transforma.
Postura Reflexiva e Negociações Conscientes
A primeira negociação que fazemos é com nós mesmos. Nós negociamos não só para chegar a um acordo, mas para conseguir o que queremos, mas muitas vezes nos sabotamos agindo ou reagindo de maneira incompatível com os nossos próprios interesses. Se aprendermos primeiro a nos influenciar antes de procurar influenciar os outros, seremos mais capazes de satisfazer as nossas necessidades e respeitar os outros.
10 Benefícios da Mediação Organizacional
Processo confidencial
Redução de custos e tempo
Clima de cooperação e respeito
Cuidar da saúde mental das pessoas
Evitar a escalada do conflito
Protagonismo e autonomia das partes
Ampliação de perspectivas
Maior controle sobre o resultado
Soluções viáveis e sustentáveis
Desenvolver habilidades de comunicação
Quem Somos
Daniella Curi
Jessica Bouchet
Marcelo Haydu
Jessica Bouchet
Mediadora e Facilitadora
Consultora em gestão de conflitos organizacionais, familiares, escolares e interculturais. Mediadora de conflito e facilitadora de processos restaurativos e criativos.
Um caleidoscópio opera no princípio de múltiplas reflexões, assim como a natureza labiríntica da nossa mente, uma sutil mudança de olhar pode mudar e abrir perspectivas. E assim que sempre mergulhei nas questões complexas querendo entender, observando todas as cores, as formas possíveis de uma mesma situação, seja no plano objetivo ou subjetivo.
Minha experiência de 15 anos no mundo corporativo como estrategista criativa me ajudou a afinar esse espírito analítico, sintético e criativo trazendo insights culturais e estratégicos relevantes para algumas grandes marcas do mundo e seus consumidores.
Meus 4 anos de empreendedorismo no mundo do chocolate me aproximaram dos desafios cotidianos de liderança de sócios, gestores e colaboradores, seja pela minha própria vivência como também pelo ecossistema de empreendedores ao qual fazia parte.
Hoje me dedico plenamente à gestão de conflitos interpessoais, tendo a transformação das relações como norte e o processo reflexivo como princípio, destravando situações em aparência paralisadas em oportunidade de crescimento.
Daniella Curi
Mediadora e Advogada
Mediadora de conflitos judiciais e privados, familiares e empresariais, formada pelo Instituto Mediativa, e Mediadora voluntária no Projeto do Ministério Público do Estado de SP (projeto Cantareira). Advogada de formação na área empresarial, e tendo trabalhado em empresas do ramo de comércio, importação e administração de bens, empresas familiares, por mais de 30 anos, nas mais diversas áreas, tive ampla experiência nas relações humanas, e pude observar a interferências das emoções nas relações tanto familiares como de trabalho.
Vivenciando e observando diversas situações de conflito, conversas difíceis e tomada de decisões, definição de rumos, desenvolvi um interesse por entender melhor como trazer o diálogo e a comunicação para a melhor escolha de caminhos e maior conexão entre o nosso agir e a nossa necessidade.
Marcelo Haydu
Professor, Empreendedor Social e Mediador
Mediador, Professor e empreendedor social, graduado em Relações Internacionais, mestre em Ciências Sociais e doutor em Saúde Coletiva, sempre pesquisando as problemáticas de refugiados oriundos de Angola e da República Democrática do Congo.
Atuou como professor de sociologia, empreendedorismo social e relações internacionais em escolas particulares durante 8 anos. Atualmente ministra parte de um curso de pós-graduação na PUC-MG voltado ao refúgio e saúde mental.
É um dos fundadores do Instituto Adus, associação que apoia refugiados e solicitantes de refúgio em seu processo de integração local.
É formado em Mediação de Conflitos Extrajudiciais pelo instituto Mediativa, e em Mediação de Conflitos Judiciais e Facilitador de Processos Circulares em Justiça Restaurativa, ambos pelo IPMEC.
Atua há 7 anos como mediador de conflitos em casos de família e em organizações não governamentais.
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